segunda-feira, maio 09, 2011

Com a verdade me enganas

O PSD fez da descida da Taxa Social Única a bandeira do seu programa eleitoral. Só se esqueceu de dizer que terá de compensar esta descida de receita com um aumento de outra receita, mais precisamente proveniente do aumento do IVA para 26%.
Até pode ser verdade que a carga fiscal se mantenha (se a receita perdida equivaler à nova receita) no entanto, no final não fica tudo na mesma.
Uma vez que dificilmente as empresas compensarão a diminuição de despesa com a TSU com aumentos de salários, o que esta proposta do PSD significa é uma claríssima transferência de rendimentos dos trabalhadores para as empresas.
Além disso, uma vez que o aumento de receita do IVA não irá para financiar a segurança social, esta é descapitalizada em beneficio dos gastos correntes do estado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a economia estivesse em expansão e não em retrocesso como é o caso a TSU até podia aumentar...O único argumento plausível é que desta forma as empresas serão fortalecidas e poderão contratar mais trabalhadores. Porque a nossa economia interna está deprimida este raciocínio só se aplica às empresas exportadoras que poderão crescer e ter necessidade de mais recursos humanos...

amsf