quinta-feira, abril 14, 2011

Mitos I

Mito: A privatização tornava os cuidados de saúde mais eficiente e baratos.
Então porque será que os EUA, que não têm um Serviço Nacional de Saúde, são o país no mundo onde o Estado tem a maior despesa per capita com cuidados de saúde e têm piores resultados?

4 comentários:

Anónimo disse...

"Estado [americano] tem a maior despesa per capita com cuidados de saúde [...]"

É uma percepção/opinião ou há uma fonte credível por trás dessa afirmação?

amsf

Tino disse...

Dados da OMS:
EUA
15% PIB em saúde, dos quais 45% pagos pelo estado, ou seja, 6,75% do PIB gasto pelo estado e 8,25% do PIB pagos pelos cidadãos em saúde.

Portugal
10% do PIB em saúde, dos quais 72% pagos pelo estado, ou seja, 7,2% do PIB gasto pelo estado e 2,8% do pib pagos pelos cidadãos em saúde.

Fica claro que os americanos estão a trocar 0,45% do PIB de carga fiscal por 5% do PIB de gastos próprios em saúde.

Além disso, os nossos indicadores de saúde, tais como a esperança de vida à nascença e mortalidade infantil são melhores que os americanos (Dados da OMS para 2006).

Anónimo disse...

Portanto a afirmação não é correcta tal como eu já suspeitava. Nos EUA o Estado suporta 45% (6,75% do PIB) enquanto que em Portugal suporta 72% (7,2% do PIB).

Claro que o assunto é mais complexo do que isto até porque não sabemos o nível de cuidados de saúde prestados em cada país. Por exemplo nos EUA abusa-se muito das cirurgias estéticas e sabemos como são caras, sem falar nas doenças "civilizacionais" que lá estão mais implantadas.

A privatização de certeza que reduz as despesas em cuidados de saúde uma vez que reduz os desperdícios típicos de cuidados de saúde gratuitos, não pagos directamente pelo próprio, e porque força a concorrência com base no preço na tentativa de angariar um universo finito de clientes. Num sistema público não há ninguém a defender o interesse público uma vez que para o médico e paciente é indiferente a racionalização de meios uma vez que não é o próprio a pagar do seu bolso. Sem falar que os profissionais do público vendem serviços desnecessários ao sector público.

amsf

amsf

Tino disse...

Na verdade, e tal como o post diz, os gastos per capita em saúde dos EUA são muito mais elevados que a quase totalidade dos países.
Apenas o Monaco e a Noruega superam os EUA em gastos governamentais per capita em saúde.

Enquanto que nos EUA o governo gasta 3074$ por pessoa, em Portugal gasta apenas 1500$, e não me canso de repetir, Portugal tem melhores resultados que os EUA.