terça-feira, março 15, 2011

Há dias assim...

... em que estando o petróleo, há mais de uma semana, acima dos 100$, não se discute nem a energia eólica, nem a fotovoltaica nem o plano nacional de barragens (os tais megaprojectos de 12.000 M€). Porquê!?
Porque com o petróleo a mais de 100$ todas essas energias são mais baratas que o petróleo. Assim sendo, é melhor deixar a demagogia para outros tempos.

Hoje, devido à tragédia que se avizinha no Japão, também não se fala muito das enormes vantagens da energia nuclear e sobretudo dos seus custos.
Será por ser precisamente em dias como este que em que as pessoas se apercebem que grande parte dos custos com a energia nuclear revelam-se no momento do desmantelamento da central (as estimativas indicam que o desmantelamento custa mais de 4 vezes a construção) e no custo insuportável associado a desastres (quanto custaria a obrigatoriedade de um seguro que cobrisse todos os riscos, mesmo que com baixa probabilidade).

P.S. - tendo em conta que existe a probabilidade de algumas centrais nucleares no Japão ficarem permanentemente desactivadas a pressão sobre o consumo e preço do petróleo são grandes, havendo a possibilidade de os preços subirem ainda mais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Essas energias só parecem mais baratas porque são fortemente subsidiadas!Há muita empresa a ganhar rios de dinheiro à custa das renováveis mas isso só acontece devido à intervenção do Estado. Da forma como o mundo está organizado, nomeadamente os transportes, essas energias nem são competitivas com o petróleo nem técnicamente viáveis.

amsf

Anónimo disse...

Entretanto se a situação no Japão piorar e este país for arredado temporáriamente da economia global será menos um consumidor de petróleo no curto prazo. No Médio prazo a reconstrução implicará o regresso aos consumos anteriores...

amsf