sexta-feira, janeiro 07, 2011

Marques Mendes traduzido

A limpeza da imagem do candidato presidencial Cavaco Silva está cada vez mais difícil. Ontém, Marques Mendes em directo na TVI24 veio em seu auxilio, de forma desastrada diga-se de passagem.
Já toda a gente sabia que o BPN e a sociedade sua detentora, a SLN, eram detidas e geridas por figuras do Cavaquismo e apenas por estas. Ao afirmar que Cavaco tinha vendido acções ao mesmo preço que outros as venderam, não significa que Cavaco não foi alvo de favorecimento. Apenas diz que foi tão favorecido como outros que por lá andavam.
Marques Mendes também não disse, pois seria mentira, que todos os que venderam naquela altura venderam ao mesmo preço que vendeu Cavaco. Marques Mendes apenas confirmou que Cavaco fazia parte do grupo restrito que tinha direito a mais valias superiores à valorização da Sociedade SLN durante aquele período.
Além disso Marques Mendes nada diz sobre o valor de compra das acções da SLN por Cavaco Silva. Para que tenha havido mais valias fabulosas, como houve, basta que tenha havido uma compra a um custo muito inferior ao que era norma na altura da compra. Será que foi isso que aconteceu? Duma forma ou de outra, sabe-se apenas que Cavaco foi beneficiário directo das falcatruas que os seus amigos faziam no BPN, que apresentava valorizações e mais valias suportadas em fraudes e encobrimento de prejuízos através de, por exemplo, o Banco Insular de Cabo Verde.

Outro pormenor que não deve passar despercebido é o facto de grande parte dos financiadores da sua 1ª candidatura à presidência da República, e eventualmente desta, são os mesmos que por um lado faziam parte do grupo restrito com acesso às mais valias extraordinárias e por outro faziam parte do grupo restritissimo dos homens da confiança de Cavaco que administravam, quer a SLN quer o BPN, e que levaram o banco à situação que se conhece.

Infelizmente, tudo isto, que é grave e deveria merecer censura da população, parece ser relativamente indiferente para aqueles que apoiam Cavaco e segundo as sondagens, lhe darão a vitória eleitoral.
Espero sinceramente estar equivocado. Ainda não perdi a esperança.

3 comentários:

amsf disse...

Parece-me que não é difícil concluir, com esta história das vendas e compras a preços até superiores aos do Cavaco, que foram muitos os beneficiados com este esquema. Esquema que conduziu à ruína do BPN que estamos todos a pagar. Esquema que não era acessível a qualquer um pois eram acções não cotadas. Estes convites para investir eram uma forma de "prender" certas elites à história do banco e conseguir cumplicidades para o futuro.

Não deve ser assim tão difícil de perceber isto no entanto é porque a maioria dos portugueses é financeiramente analfabeta...

Sancho Gomes disse...

depois de toda a tua sabujice relativamente a todos os escandalos que envolvem sócrates, julguei eu que terias um pingo de vergonha e não escreverias nada sobre cavaco. mas parece que não. começas a estar madurinho para a actividade política: hipocrisia não te falta!

Espaço do João disse...

Olha.
Até parece que não conhecem o "NÓIA". Ainda há quem defenda o sabujo do Cavaco depois de conhecer o seu estorial? O novo reformado como o Paulo Teixeira Pinto? Insanidade?
Óh Sancho Gomes, pega numa enxada e, vai limpar as ribeiras que estão menos sujas que o Cavaco. És da família? Tem cuidado com o teu coração.