quinta-feira, setembro 16, 2010

Saber ler os números

Há uns dias atrás foi noticiado que, analisando os dados de execução orçamental de Agosto, verificava-se que a despesa do estado continuava a aumentar, sendo mesmo referido que tinha aumentado mais 3,8%, depois de em Julho ter aumentado 4,3%.
Acontece que as variações referidas são relativas ao mesmo período do ano anterior, ou seja, são as variações homologas, e assim sendo, se havia um aumento de 4,3% em Julho que passou para 3,8% em Agosto, isto significa que as despesas estão a diminuir.
Além disso, tendo em conta a aprovação tardia do OE e que as medidas do PEC apenas começaram a ter efeito a partir do segundo semestre, significa que os números apresentados até agora não significam que o estado não consiga diminuir a despesa nem que não consiga atingir as metas de défice. Bem pelo contrário.

Ontem, a noticia era a diminuição de 1,5% dos empregos, mais uma vez, relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior.
Se no primeiro trimestre a diferença era de 1,7% e no segundo passou para 1,5%, não é óbvio que a diferença é menor?

Mais uma vez as explicações do governo são coxas, deixando proliferar pela opinião pública que as coisas estão a piorar, quando na realidade não estão.

1 comentário:

amsf disse...

Percebi o teu raciocínio mas não é por dados de dois meses que se podem tirar conclusões de médio e prazo. Díria que a situação está apenas a piorar a um ritmo inferior ao anterior. Um Estado que para sobreviver precisa de endividar-se a um ritmo de dois milhões e meio, em média, por HORA não está saudável e não é sustentável.
Queiram acreditar ou não, o Estado social, a economia capitalista já teve o seu auge nos anos 90 do século passado.

O comunismo caiu (1989) por falta de flexibilidade, o capitalismo cairá (2020?) por excesso de flexibilidade (engenharias financeiras,instrumentos de crédito que permitem o adiar dos problemas).


Com essas defesas do governo socialista ainda vai aparecer quem te diga que o lugar do Pedro Soares já está preenchido...LOL!