quinta-feira, setembro 30, 2010

Coincidências

O governo irlandês vai necessitar de cerca de 50.000 M€ para resgatar um único banco, o Anglo Irish Bank. Um valor que é próximo dos 30% do PIB daquele país.
Caberá a cada irlandês um encargo de 12000 €.

Por cá, dizia-se que o regulador financeiro era incompetente, mesmo sabendo que o dinheiro eventualmente gasto com o resgate do banco do cavaquismo nunca atingirá mais que 3% do nosso PIB, sem dúvida o valor mais baixo de toda a europa com o resgate da banca.

O que dizer então do regulador irlandês?
Deve ser coincidência o facto da Irlanda ser governada por um governo de direita, que considera que os mercados têm sempre razão, e que qualquer regulação é uma intromissão na acção da mão invisível.

2 comentários:

amsf disse...

Não sou ninguém mas ao longo do tempo fui alertando para certas defesas pavlovianas do governo da República e mesmo dos Açores. Espero que essa necessidade pavloviana não ganhe outro formato, como seja o de nos comparar-mos com os que estão piores do que nós.

A crise é económica mas as suas causas são éticas e estruturais...o capitalismo como o conhecemos está a afundar-se devido a contradições internas insoluveis. Não vai cair nas barricadas, através de revoluções,nem vai ser substituido por qualquer tipo de marxismo ou socialismo, vai cair por si. Só esperemos que este parto não seja demasiado sanguinário e traumático.

Em janeiro de 2008 avisei para o que ai vinha em termos económicos, provávelmente ninguém percebeu como actualmente não estarão a perceber estas últimas palavras.

Anónimo disse...

Para além dos aspectos focados no post , convém frisar que este banco é salvo num timing completamente do B.P.N. , na altura da nacionalização deste vivia-se o auge da crise financeira , acredito que se fosse agora que o Governo pretende-se salvar um banco da dimensão do da Irlanda a imprensa portuguesa ia dizer que era caso unico na Europa ! Já agora acrescentar que isto passa-se num país em que segundo os economistas ligados á direita , Medina Carreira á cabeça ,tem excelentes governantes que tomam todas as medidas certas no tempo mais adequado !
Jacinto Gouveia