quinta-feira, agosto 19, 2010

Portugal Vs Maderia: Aréa Florestal e Área Florestal Ardida

Portugal tem uma área geográfica de aproximadamente 92.000 Km2 dos quais 37.000 Km2 correspondem a área florestal.
A Madeira, por seu lado tem uma área de 800 Km2 e uma área florestal de aproximadamente 500 Km2.

A área florestal da Madeira representa assim, 1,35% da área florestal do País.

Este ano já arderam 70000 ha (700 Km2) em Portugal continental e 6000 ha (60 km2) na Madeira correspondendo respectivamente a 1,8% e 12% das áreas florestais de cada território.

Tenho alguma dificuldade em perceber a disparidade destes números. Alguns dos factores que tipicamente fazem aumentar o risco de incêndio, são habitualmente mais baixos na Madeira que no restante território nacional.
As temperaturas acima dos 30º C são muito raras na Madeira, tendo sido apenas atingido num dia deste ano, contra os vários dias consecutivos em que a temperatura esteve acima dos 30º C em território nacional.
Também no que concerne à humidade relativa, a Madeira costuma ser beneficiada pela proximidade do mar, sendo os valores de humidades relativas abaixo dos 30% muito pouco frequentes, apesar de o serem menos invulgares para as altitudes mais altas em determinados dias.
Relativamente aos ventos fortes, não me parece que hajam diferenças significativas entre os dois territórios.
Acontece que no dia 12 de Agosto, e apenas nesse dia, houve uma conjugação de factores favoráveis à ignição de incêndios, nomeadamente temperaturas acima dos 30º C, humidade relativa abaixo dos 30% e ventos acima dos 30 Km/h.
Em território nacional essas condições (30-30-30) ocorreram em diversos dias consecutivos, sendo triste mas compreensível, a quantidade e persistência dos incêndios que ocorreram, sobretudo na região Norte e Centro do País.

A minha opinião é que nós, madeirenses, temos de questionar o que correu mal (pior que no país) que tenha levado as resultados desastrosos que conhecemos.

1 comentário:

Nuno disse...

A orografia em muito contribui para a disparidade de percentagens. Não justifica na totalidade mas em grande parte. É impossível, por mais estradas de terra que se façam, chegar a zonas da ilha que são autênticas paredes. Quanto a meios aéreos, pegando nas áreas de ambos (Madeira e Continente) quantos meios a Madeira deveria ter? 0,5? 1?