quarta-feira, maio 26, 2010

The Queiroz's Backwardation

Quando o preço dos "futuros" é mais baixo do que o preço hoje (o que é não é normal), diz-se que uma "backwardation". Isto acontece porque há manipulação do preço no mercado. Parece que Carlos Queirós anda a fazer isto com a Seleção. As expetativas para o Mundial são tão baixas que qualquer vitória é uma "valorização" inesperada e vai entusiasmar os "investidores".

1 comentário:

Anónimo disse...

Não significa necessariamente manipulação, pode significar que os investidores não têm capital para investir mais apesar de acreditarem na subida dos preços. Esse acerto faz-se de repente e geralmente com o terminus do um contracto de futuros que serve para adquirir o novo com maturidade mais tardia (rollover).

Quanto ao futebol não sei mas essa estratégia tem sido usada últimamente com as projeções de lucros das empresas cotadas. Avança-se um número alto o que atrai investidores e à medida que se apróxima a data de apresentação de resultados vai-se baixando os valores de tal forma que quando os resultados são apresentados a empresa em questão supera facilmente os últimos números apresentados (mas raramente os primeiros)...

amsf