segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Com a verdade me enganas

Há notícias que me deixam incrédulo, tão grande é a falta de objectividade do autor.

Podia ouvir-se numa notícia da TVI: "20% dos ajustes directos para a renovação do parque escolar entregues a apenas 12 gabinetes de arquitectura".

Mas que porcaria de notícia é esta?

Ficamos sem saber se os restantes 80% (coisa pouca) dos ajustes directos está entregue a 1 ou 100 gabinetes. Ficamos sem saber quantos gabinetes de arquitectura em Portugal estão habilitados a fazer projectos deste tipo. Ficamos sem saber a quantas escolas correspondem os tais 20% dos ajustes directos, para sabermos se 12 gabinetes são muitos ou poucos.

Apenas o objectivo da notícia é claro. Criar suspeita e sound byte. Nada mais.

P.S. - Pesquisando um pouco na internet fiquei a saber que no total existem 205 escolas a ser requalificadas, ou seja, 20% dos ajustes directos correspondem a 40 escolas. O que dá menos de 4 projectos para cada um dos maiores gabinetes. No total estiveram envolvidos 109 gabinetes de arquitectura. Tirem as vossas conclusões quanto à insinuação de entregar os projectos às mesmas empresas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente quando ouvi tal notícia pensei que não fazia qualquer sentido. Se fosse o inverso, 80% nas mãos de 12 gabinetes de arquitectura ainda percebia!

amsf

Michelangelo disse...

O jornalismo da TVI é um verdadeiro case-study...infelizmente não no bom sentido!