quarta-feira, fevereiro 03, 2010

As escolhas do Professor Cavaco

O economista Victor Bento, escolha de Cavaco Silva para substituir o impoluto Dias Loureiro no Concelho de Estado, afirmou ontem numa conferencia sobre o OE2010 que: se a Madeira tem um pib per capita superior à média do País, então deveria ser a Madeira a ser solidária e não o contrário.
Tais afirmações só podem ser resultado de uma mistura explosiva de ignorância com preconceito.
Em primeiro lugar é bom não esquecer que retirando a contribuição do CINM para o pib regional, a Madeira ficaria ligeiramente abaixo da média nacional.
Em segundo lugar, o facto de, por motivos políticos, o presidente do GR fazer questão de dizer que somos ricos, quando não somos, tem servido de argumento para prejudicar os madeirenses.
Terceiro, o Offshore da Madeira permite à Região arrecadar umas largas dezenas de Milhões de euros de impostos. Impostos esses que iriam certamente para fora do País se a praça financeira não existisse, e como tal, o facto desse dinheiro ficar em Portugal também é positivo para o País.

É neste sentido que quando se fala em solidariedade e coesão não faz sentido que se contabilize o valor do CINM para o pib regional. Tendo em conta que este não tem reflexo no nivel de vida e bem estar da população, nem, como é evidente, no nível de desenvolvimento da nossa economia.

Acontece que neste país de brandos costumes, um dito, reputado economista, diz uma barbaridade com o tamanho da que Victor Bento diz, e ninguém se chateia e a sua reputação mantém-se inalterada.

Sem comentários: