segunda-feira, abril 13, 2009

Sugestão de leitura: O Ambientalista Céptico



Este livro de Bjorn Lomborg é um exercício notável de separar os mitos da realidade.
Em geral acreditamos que vivemos num mundo pior e mais poluído que os nossos pais e que deixaremos um mundo ainda pior para os nossos filhos, no entanto essa percepção, podendo corresponder à verdade em algumas partes do mundo está longe de corresponder ao panorama geral.
O mundo em que vivemos conseguiu no espaço de muito poucas gerações dar condições de vida a mais pessoas do que em qualquer outra época na história. Durante o último século a população do mundo duplicou, não porque nos estejamos a reproduzir como coelhos mas porque deixamos de morrer como moscas.
Por fim o autor analisa os custos e resultados esperados do protocolo de Kioto na redução da temperatura global, argumentando que esse dinheiro seria muito melhor empregue para melhorar os sistemas de abastecimento de água e saneamento básico nos países em desenvolvimento, permitindo poupar muitas mais vidas do que gastando 5 triliões de dólares apenas para atrasar o aquecimento global em 6 anos.

Sem dúvida um livro a ler, nem que seja para ter acesso ao contraditório dos defensores do fim do mundo.

P.S. - a este propósito vale a pena ver a apresentação de Bjorn Lomborg nas conferências TED Talks.

1 comentário:

amsf disse...

Uns são ambientalistas cépticos outros cristãos agora menos cépticos! LOL!
Dom Teodoro terá ficado vaidoso com o que leu!

A propósito de incoerência hoje li uma entrevista de um dirigente partidário a apontar o dedo a um independente desse mesmo partido por ele ainda não ter posto a funcionar um determinado grupo de trabalho. Se bem me recordo em Junho/Julho de 2008 fui convidado pelo presidente desse mesmo partido para fazer parte de um grupo de trabalho a ser liderado pelo dirigente em questão! Até agora não fui contactado, será que esse dirigente não estará a cometer o mesmo "pecado" de que acusa o outro!?